Era uma vez... (Rebobina 2017)

7 de fevereiro de 2017
Ahhh os contos de fadas. Chega aqui, senta bem pertinho de mim e me conta: você já acreditou neles? 

Eu não sinto vergonha em responder que sim. E venho compartilhar as minhas histórias com os contos de fadas.


Eu não sei contar a vocês qual foi a primeira princesa da Disney que conheci. Acho que foi a Branca de Neve. Lembro que, de vez em quando assistia a animação, mas a história ficou guardada na minha memória por causa da minha mãe, que vivia me narrando a trajetória dessa princesa que tinha os cabelos da mesma cor que o meu. 

Não gostava dos anões. Os considerava folgados e ainda achava Branca de Neve uma boba por arrumar toda a bagunça deles. Talvez por isso, minha mãe inventava versões mais legais para a história, como uma vez que ela disse que a princesa, num ataque de fúria, cozinhou todos os anões num grande caldeirão e ofereceu o caldo para o príncipe. Pois é, desde pequena gostava do terror.

Resultado de imagem para branca de neve gifs

Para falar a verdade, apesar de adorar ler as incontáveis adaptações dos contos; e ainda em assistir milhares de vezes aos filmes da Disney, nunca gostei do romance em si que os contos de fadas traziam, nesta época. O único filme que me deixou encantada pela história de amor foi Aladdin.

Resultado de imagem para aladdin e jasmine gifs

Aladdin foi meu primeiro amor, sonhava em um dia encontrá-lo. Talvez fosse apenas interesse por seu tapete voador, mas a verdade é que hoje, acho que todo esse enredo fazia meu coração palpitar por ser uma história de amor cheia de ação. E a trilha sonora do filme é encantadora, cantava alto Um mundo ideal.

Resultado de imagem para gifs um mundo ideal

A Bela Adormecida só era interessante, pra mim, por causa da Malévola. Isso foi motivo de preocupação para minha avó, pois ela achava estranho o fato de eu gostar da antagonista. Mas,  fazer o que se compreendia a revolta da mulher? E além do mais, amava seu estilo. 

Resultado de imagem para gifs malevola desenho

A Bela e a Fera me era interessante até o momento em que o feitiço se quebra. Gostava mais da Fera. Opiniões a parte, considero hoje, adulta, a história mais bonita já adaptada pela Disney.

Resultado de imagem para gifs a bela e a fera

Cinderela tem toda minha atenção por causa da Fada Madrinha. A versão animada não traz a fada da minha imaginação, porém a adaptação cinematográfica de 2015 idealizou o que imaginava: uma Fada cheia de brilho!!!

Imagem relacionada

A Pequena Sereia foi, com toda certeza, o conto que mais me decepcionou. Não consigo entender até hoje, como uma Sereia deixa de ser Sereia para viver um grande amor. Não estou dizendo que não vale a pena, mas toda a magia se perde nesse momento. Apesar disso, é uma das minhas animações prediletas. Virou desenho animado, o qual era transmitido pelo SBT entre 1993 a 1995. Eu não perdia um episódio!

Resultado de imagem para a pequena sereia gifs

Mulan não foi uma história que conheci nos livros ou através de outras pessoas. Foi só o filme, e talvez isso faça com que seja a princesa da Disney menos mágica pra mim. Mas não deixa de ser especial. Incontáveis as vezes que assisti a animação em fita VHS com minha prima Amanda. Sabíamos todas as falas e todas as canções. Era um momento especial. E foi assim por muitos anos, até que ela cresceu...

Resultado de imagem para mulan gifs

Reviver as princesas Disney é algo mágico, saudoso e triste. Mágico porque acredito que meus olhos ainda brilham quando assisto ou leio algo que remetam à elas ou ainda aos contos de fadas em si. Saudoso pois dá uma vontade de voltar no tempo. Bate saudade da época que minha preocupação era em não perder um novo episódio de Aladdin. E triste porque o tempo não volta.

Novos tempos trouxeram novas princesas. 

Resultado de imagem para gifs valente

Resultado de imagem para gifs elza
Resultado de imagem para gifs princesas tiana

Porém, é fato que as que nos encantaram ontem, ainda tem o poder de encantar as novas gerações. Considero isso um vínculo.

Outro dia, ao assistir um episódio da princesa Sofia com minha afilhada, fui ao delírio quando Branca de Neve apareceu. Nós não compartilhamos pela mesma magia com a personagem Sofia, mas foi só Branca de Neve entrar em cena para tudo ficar mágico. 


Não importa quantos anos passem, para sempre todas essas estórias ficarão guardadas em minha memória. 

Resultado de imagem para gifs conto de fadas


Não perca o que já rolou na quarta edição do Rebobina:

E confira o que rolou no Pausa para Pitacos!

Gente, vale lembrar que o #Rebobina está apenas começando!!!!




Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
25 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

25 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Mulher, acredita que nunca vi Branca de Neve? Eu morria de medo da Bruxa. Cheguei a começar mas na hora que apareceu a bruxa, pedi pra tirar e nunca mais tentei.
    A Princesa e o Sapo eu lembro que foi quase a minha idade para sair esse filme. Só nas promessas. Mas eu amei!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você precisa assistir, é um clássico hahaha
      Beijos

      Eliminar
  2. Que maravilha passear neste post pelos contos de fadas, me faz lembrar da minha infância, momento mágico na vida de todos nós, onde tudo era possível e onde os boletos bancários não existiam (rsrs). Fique extremamente encantada com cada detalhe e cada história da sua infância.
    Seguindo...
    Ótima semana!

    jaynnesantos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkk melhor época de todas. Hoje descobrimos que os boletos são piores que a bruxa má.
      Beeijos

      Eliminar
  3. Olá!!
    Eu nunca fui de ver muitos contos de fadas, nem ler... mas ler o seu post me deu até vontade. Confesso que fiquei bem interessada nessa mudança que a sua mãe fez com A Branca de Neve, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkk Se eu for contar todas as mudanças que a minha mãe já fez, juro que vocês iriam se divertir muito.
      Beeijos

      Eliminar
  4. Senta que lá vem a história, nhac! (ps, momento mordida na maçã estilo rá-tim-bum), eu quando pequena me lembro muito da Ariel (pequena sereia), mas não a versão lidínea e fofa da Disney, acreditem, na minha história (que foi tema de meu aniversário de sete anos) a sereia tinha um final triste porém muito poético, ela para não perder sua vida porque o príncipe havia se apaixonado por outra mulher e não a reconheceu como a moça que o salvou no mar ela teria de apunhalar o coração que a traiu (do príncipe) ou viraria espuma do mar, e adivinhe: ela prefere se sacrificar (e é por isso que quando as ondas chegam à praia vira espuma (acho essa versão mais bonita) e sempre acreditei nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gente que história mais triste!! É bonita, porém triste.
      Beijos

      Eliminar
  5. Oi Bia!

    Este post me deixou bem nostálgica. Na minha infância, eu assisti a todas as adaptações da Disney que tinham as princesas. Eu assistia várias vezes e nunca cansava. Eu me imaginava vivendo nos mesmos mundos que elas. Era tão divertido! Hehehehe

    AS minhas princesas favoritas sempre foram a "Cinderela" e "A branca de neve". Não sei explicar o motivo, mas sempre tive um fascínio maior com as histórias delas. A princesa que eu menos gostava (e ainda não gosto muito) é a "Bela adormecida". Sempre achei a história um pouco sem graça rsrs

    Pena que, como você disse, não dá para voltar no tempo. Porque sinto falta de passar as tardes só vendo e revendo essas animações haha E confesso que essas novas princesas que estão surgindo não estão me conquistando como as do passado fizeram. Mas não posso falar muito né? Porque eu cresci e as coisas mudam ;)

    Adorei o post!
    Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Eu também não fui conquistada pelas atuais. Acho as da nossa época mais interessantes. A única coisa que ando gostando dos contos atuais, é o empoderamento feminino que muitos trazem.
      Beijos e obrigada, fico muito feliz que tenha gostado.

      Eliminar
  6. Oi, Bia.
    Que post lindo! ♥
    Até me deu vontade de assistir esses desenhos.
    Sempre fui apaixonada pelos desenhos da Disney, porém não tive uma personagem favorita ou um desenho favorito na minha infância, já na adolescência descobri meu amor por A Bela e a Fera.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!! Obrigada ♥ Então assista mulher hahahaha
      Beijos

      Eliminar
  7. Adoraria voltar ao tempo e assistir um de cada era uma ótima admiradora das princesas e nunca me arrependi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria tão lindo se existisse um botão que nos transportasse ao passado!! Com certeza iria fazer uma festa vestida de vilã rsrs.
      Beeijos

      Eliminar
  8. Olá,Bia!
    Menina, acredita que quando eu era criança não gostava de contos de fadas? Fui gostar depois de grande kkkkk' mas só de Mulan e A Bela e a Fera <3
    Esse post está lindo!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Aline! Sim, eu acredito. Tenho poucas amigas que realmente gostavam, elas deliram com alguma aparição, mas não é um amor como o meu sabe?
      Obrigada ♥

      Eliminar
  9. Oi Bia...
    Acho que a primeira princesa da Disney que conheci também foi a Branca de Neve... E diga-se de passagem, tinha a fita VHS verde de "Branca de Neve e os sete anões"... kkkkk.... Faz tempo!!!!! E também concordo com você que "A Bela e a Fera" é a história mais linda adaptada pela Disney... E confesso estar mega ansiosa para assistir ao filme que será lançado mês que vem... Esses posts estão incríveis!!! Estou adorando acompanhar tudo por aqui e lá no PPP...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkk uma relíquia!
      Obrigada, vale repetir que fico muito feliz que esteja gostando e aprovando nosso Rebobina 2017.
      Beijos

      Eliminar
  10. Oi Bia!
    A primeira animação da Disney que assisti foi A Pequena Sereia, eu fiquei encantada e ainda tenho um grande amor por sereias (embora eu também não entenda como alguém pode querer deixar de ser sereia por causa de um príncipe e ainda ser muda). Eu já conhecia outras histórias que minha mãe contava para mim, porém ela sempre acabava com os finais felizes e a Branca de Neve terminava sendo sepultada pelos anões na floresta, nada de beijos de príncipes na versões contadas por ela. Obrigada mãe por desde cedo já ter acabado com minhas ilusões =\
    E acredita que nunca assisti o desenho da Cinderela?! Quando criança tinha um livro de colorir que contava a história, mas a animação nunca vi, só o filme Para Sempre Cinderela q passava na sessão da Tarde quando era criança e ficava as tardes de bobeira, bons tempos! Quando cresci um pouco Mulan e Aladdin era os preferidos, até hoje acho que Jasmine e Aladdin são o casal mais sexy da Disney além de que ela é a princesa com o guarda roupas mais fashion e o melhor maquiador. A Bela era também uma das favoritas, seu belo vestido, cabelo... e ela ainda conversava com um bule que falava, o lá de casa nunca respondeu nem um bom dia!!! Estou mega ansiosa para ver o Live action com a Emma Watson.
    Adorando esse rebobina! Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amo sereias!! Queria falar mais sobre elas aqui no blog, acho que me encantei ainda mais com todo o lance do sereismo e tal.
      kkkk Sua mãe é uma mulher que sabe das coisas. Desde cedo já te ensinou que você não precisa ser salva.
      Amei seu comentário, fico muito feliz em saber que está se divertindo.
      Beeijos

      Eliminar
  11. minha mãe não era de contar conto de fadas era mais coisa do interior (inclusive pensando agora algumas mais beirando os contos de terror)
    se bem que não ganhava do da sua mãe de cozinhar os anões(sabe eu gostei dessa versão e muito!) mas concordo contigo dos anões eram uns chatos e o príncipe da Cinderela que personagem mais inútil ele deve ter umas cinco falas no filme inteiro
    como eu falei no post das músicas minha relação com ariel é meio complicada eu queria fazer sashimi dela (minto, na época era matar aquele projeto de qq coisa afogada)
    eu amei a mulan! acho que ainda hoje ela é minha preferida- tá ela não é uma princesa, mesmo a elza(nem ela, afinal ela é uma RAINHA) e a moama ("não sou princesa sou filha do chee ;) ) não conseguiram desbancar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah enquanto eu respondia eu tentava lembrar qual foi o primeiro que eu assisti
      não lembro... perguntar p minha irmã ela deve saber

      Eliminar
    2. Ainda não assisti Moana, estou ansiosa para conhecer essa princesa. E "Frozen" não é lá meu favorito, tanto que não tenho uma história para contar a respeito da animação.
      E adorei saber sobre sua história com as princesas Disney ♥
      Beijos

      Eliminar
  12. Adoro contos de fadas, o meu favorito é "A Pequena Sereia", mas gosto da versão original, onde a Sereia não fica com o príncipe e se transformada em espuma do mar, em busca da imortalidade, para mim essa história nunca se tratou de um romance, e sim de se aventurar, sair da sua zona de conforto e desbravar o mundo. Das histórias mais recentes Valente é a minha favorita, a sua inquietude e a necessidade de escrever sua própria história me encantam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!!! Ai eu quase morri com a versão original, fiquei sem chão, sério! Já acho a versão Disney triste, então quando li a original (que é bem mais triste) passei a preferir a adaptação mesmo rsrs.
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo