Trocando livros pelo Skoob

18 de abril de 2017
Olá amorinhos e amorinhas! Vocês estão bem? 

Finalmente sou uma mulher madura o suficiente para praticar a lei do desapego literário. E nada melhor que praticar com trocas!! Existem muitos grupos no face e outras redes sociais onde se é disponível trocar livro por livro, eu não me sinto confortável por não conseguir confiar plenamente nesses esquemas. 

Skoob tem um programa de troca chamado Skoob Plus, onde você troca livros por créditos e créditos por livros. Ficou confuso? Vem comigo que vou te dar um passo-a-passo e ainda te contar sobre minha experiência.


O Skoob Plus é um esquema de trocas do Skoob. Nele, é possível trocar livros com outros skoobers.

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Skoob poderá participar do esquema, desde que atualize seu perfil. Para isso, clique em explorar, selecione e clique em Plus - Trocas. Aparecerá uma janela com o "botão" atualizar. Clique e pronto, seu perfil será atualizado para Plus Amarelo.


O Plus Amarelo, de início, não poderá solicitar livros. O primeiro passo é disponibilizar seus livros para troca. Somente após duas trocas que será permitida a solicitação.


No Plus, você troca livros por créditos. Só é possível solicitar livros se tiver crédito. E você só os consegue, se trocar seus livros. 

Então, o segundo passo é disponibilizar seus livros para a troca. É muito simples, vá até sua estante, escolha o livro que deseja trocar, passe o mouse por ele e clique no botão "+". Lá aparece aquela telinha que já estão habituados, com a opção de avaliar o livro, e logo abaixo tem os ícones de favorito, desejado, tenho... O penúltimo ícone é justamente o de troca. Clique sobre ele.

Nesse momento, o livro estará disponível para ser trocado. Você poderá escolher quantos créditos valem seu livro e ainda fornecer informações e fotos reais da obra, clicando na opção Editar para Troca. 


Um livro pode valer 01 (um) ou 02 (dois) créditos. No geral, dois créditos são livros recém lançados, edições raras e/ou luxuosas. Mas quem decide o valor é somente você.

É muito importante colocar as especificações das condições físicas do seu exemplar. Se ele está danificado, com marcas de uso, autografado, com dedicatória ou ainda se for novinho em folha; enfim, todo detalhe deve ser descrito para que quem for trocar, saiba bem o que receberá. Eu não tenho o hábito de colocar fotos, meus livros são novos, tenho muito cuidado com o exemplar; mas é sempre válido especificar. Isso facilita a troca e ainda evita problemas futuros.

Agora está pronto, basta esperar por algum usuário que deseja seu livro. Fique sempre atento, pois existe o prazo de dois dias para que você a aceite. Passado esse prazo, o interessado poderá desistir da troca.

Para visualizar seu perfil, vá novamente a aba "Plus Trocas". Lá você poderá ver os livros que disponibilizou, bem como espiar os que outros usuários disponibilizaram. Quando chegar a solicitação de troca, ao abrí-la, aparecerá a opção ACEITAR ou RECUSAR.

Ao aceitá-la, terá o prazo de 05 (cinco) dias para enviar o livro. Ao enviar, é importante que coloque no perfil o código de rastreio dos correios. É o seu comprovante de envio, nunca esqueça que ao passar o prazo, o solicitante poderá desistir da troca. 



Agora é só esperar o livro chegar ao destinatário. Assim que o receber, o mesmo liberará os créditos que pediu pelo livro. Somente no início você precisará realizar duas trocas para começar a solicitar livros, após esse processo, basta ter crédito.

Uma vez que realiza duas trocas, de Plus Amarelo você passa a ser Plus Azul.


Agora você já pode realizar solicitações, e é muito fácil também. Sempre conectado ao perfil Plus, é possível realizar buscas por título do livro, autor, editora ou ISBN. Também é possível ver os livros mais recentes disponibilizados para troca em "solicitações - livros recentes". 

Uma vez que buscar o livro que deseja, se ele estiver disponível para troca, aparecerá as opções de usuários que o trocam. Nesse momento, você poderá ver a reputação de todos, bem como verificar as informações sobre o exemplar físico. Antes de solicitar, tenha certeza que realmente deseja aquele livro, pois não é possível desistir da troca, somente se o usuário não respondê-la em dois dias.

Detalhe importante: sempre mantenha seu endereço atualizado. É pelo seu perfil que as pessoas enviam os livros (na aba solicitações - meu endereço: é lá que você o deixa atualizado). Atentando-se a isso, basta esperar o código de rastreio, e em breve seu livro chegará em sua casa.

Ao recebê-lo, não se esqueça de confirmar o recebimento para que o usuário ganhe os créditos.

Dicas:
Imagem relacionadaSempre avalie a troca. A avaliação é muito importante para todos nós!! É por ela que selecionamos os melhores usuários.

Imagem relacionadaViajou? Aconteceu algo que lhe impeça de enviar os livros que disponibilizou? Pause suas trocas. Assim você evita de ser mal avaliado.

Imagem relacionadaAconteceu um problema que o impediu de enviar seu livro no prazo necessário? Envie uma mensagem para o solicitante explicando o motivo e marque uma nova data. É outra forma de evitar negativas na avaliação.

Imagem relacionadaSempre verifique a reputação do usuário antes de solicitar livros. Leia atentamente os comentários sobre a troca. Assim você evita furadas.

Imagem relacionadaAo enviar o livro, embale-o bem. 

Imagem relacionadaNos correios você economiza enviando o exemplar através do IMPRESSO NORMAL com REGISTRO MÓDICO. É comum muitas agências desconhecerem tal serviço. Imprima as especificações e leva na agência: Tabela de Preços - Serviços

Minha Experiência
Eu sou Plus desde 2013. Nunca tive problemas com o esquema, inclusive tenho uma boa reputação.

Sempre, ao disponibilizar um livro, penso se realmente quero trocar. Não dá para se arrepender depois. E também, as trocas nem sempre são rápidas.

Tenho livros dispostos há meses e nada de solicitação. Então, é preciso ser paciente. 

Tento enviar o mais rápido possível, mas as vezes o trabalho me impede. Sigo à risca a dica de mandar uma mensagem explicando o que aconteceu, e quando demoro além do esperado, sempre mando um marcador ou algum mimo, para compensar a compreensão do usuário.

Para solicitar livros, também sigo a dica de analisar bem a reputação. Por vezes, temos uma quantidade imensa de usuários trocando um mesmo exemplar, neste caso, eu avalio além da reputação, o endereço da pessoa. Afinal, quanto mais perto, mais rápida será a entrega do livro.
Recomendo sim, é muito confiável desde que siga esses conselhos. 

Tem a opção de comprar créditos, eu não o faço por isso não entrei nesse tópico.

Gostaram das dicas? Ficou alguma dúvida? Basta perguntar nos comentários, respondo tudinho. 

Beijos, até mais.

Créditos das Imagens: Skoob.


























Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
20 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

20 comentários:

  1. Adorei o post. Eu troco bastante livros mas não pela internet e sim em sebos. Amo sebos <3 Desde 2013 eu não deixo um realzinho em uma livraria. Aqui em Porto Alegre conheço uns sebos bem bacanas que tem qualidade ótima e preços mais em conta :))
    Mas vai que um dia eu queria trocar pelo skoob, né? Queria ser mais ativa por lá mas tudo que eu faço é marcar os livros que leio, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!
      Fico feliz que tenha gostado. Eu não lembro se já comentei contigo, mas onde moro sebos são escassos rsrs. Acredito que nem tenha.
      Beijos

      Eliminar
  2. Olá, Bia!
    Nossa, eu estava procurando um post que desse dicas assim. Eu ainda não fiz nenhuma troca pelo Skoob, mas tenho alguns livros que gostaria de trocar.
    Parabéns pelo post super completo <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu lembrei de você qdo estava montando o post. Espero que aprove as trocas.
      Beijos

      Eliminar
  3. Oi Bia! Amei a dica porque resolvi aderir as trocas mas não sabia bem como fazer, além de colocar "troco" no perfil kkkk acho somente difícil alguém querer os livros que eu tenho, geralmente são daqueles que ninguém quer, mas eu fico na esperança, vai que dá certo. Vou vim aqui toda hora agora pra poder ler melhor as dicas quando for fazer as trocas.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Miriã!
      Acredite, sempre tem alguém que deseja rs.
      Beijos

      Eliminar
  4. Adorei, Bia!
    Vira e mexe fico tentada a trocar algo no Skoob, mas como tive uma experiência triste com ele, fico com o pé atrás. Eu já ganhei um livro sorteado por eles, mas nunca o recebi. Isso faz anos, mandei uma série de mensagens e e-mails, mas até hoje nada.
    Mas acho que vou tentar superar o trauma e fazer a tentativa da troca. Vai que dou sorte dessa vez?
    Adorei o passo a passo, salvei tudo aqui! Assim que eu for Plus, eu te cutuco lá!
    shAIUshuiAHsuiHAs


    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amoreco!!!
      Ahh mas com você eu troco livros sem problema algum rsrsrs.
      Beeijos ♥

      Eliminar
  5. Olá Bia!
    Que postagem mais linda! Tambem amo trocar livros pelo Skoob. Tive problemas uma vez, recebi um livro que estava só o bagaço, mas eu não havia perguntado o estado antes então não encrenquei. Depois disso fiquei mais criteriosa.
    Bjs!

    ...:::EntreLinhas Fantásticas

    ResponderEliminar
  6. Opaa! BEm interessante e explicativa a matéria. Eu nunca troquei nada pelo Skoob plus. Ai...deu até vontade. kkk Vou ver se troco algo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  7. adorei o seu post, eu realmente ficava perdida c esse trem de plus e n entendia nda kkkk, mas obg msm, agr ja vou colocar os meus pq quero ser azul! kkk
    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkk ai que bom que contribuí de certa forma.
      Beijos

      Eliminar
  8. Parabéns pelo post, bia!
    Já estou salvando o link para passar aos amigos.
    Uso bastante o Plus, e recentemente consegui livros da Darkside por $1! (nem eu acreditei haha). Se a pessoa ficar de olho, sempre aparece coisa rara <3

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fabio!!!
      Caramba que menino de sorte. Nunca encontrei nada da Dark rsrs (mas eu nunca paro com crédito, sempre gasto sem esperar).
      Beijos

      Eliminar
  9. Olá Bia, amei as dicas faz tempo que sou usuária do Skoob e a alguns meses coloquei alguns livros para troca mais não sabia dessas informações.Obrigada pelas dicas!!! e quem sabe podemos trocar livros ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mila! E sim, claro que podemos trocar ♥
      Beijos

      Eliminar
  10. Eu ainda fico confusa com essa coisa do PLUS do Skoob! Kkkkkkkkkkkkkk
    Acho que só participando mesmo pra saber como é.
    Eu normalmente troco meus livros em um grupo online no facebook.
    Nunca tive problema. Mas pelo jeito no skoob é bem mais correto. Menos chances
    de haver cano né! Rs

    Beijos!
    Ótima postagem!
    Literatura Estrangeira

    ResponderEliminar
  11. Oi Bia!
    Ótima postagem!
    Muitas pessoas desconhecem esse serviço maravilhoso do Skoob que ajuda os leitores a desapegarem dos livros e adquirir novos exemplares,muitas vezes aquele livro desejado que está sempre muito caro,você consegue trocar no Skoob.
    Até hoje só tive boas experiências.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo