Resenha: Odiado Admirador Secreto - Vanessa Sueroz

16 de agosto de 2016
Título: Odiado Admirador Secreto
Autora: Vanessa Sueroz
Editora: Independente
Ano: 2013
Páginas: 220
Skoob
Comprar: Amazon | Loja Vanessa Sueroz
Odiado Admirador SecretoSinopse: Paulinha está doida para que termine logo o ano e ela possa finalmente terminar a escola, o que ela não esperava era que coisas estranhas começassem a acontecer com ela. Rosas começam a aparecer em todos os lugares que ela vai. Ela vai comer e tem uma rosa no garfo, ela vai se trocar e tem uma rosa no guarda roupas, ela vai ler um livro e lá estão às rosas novamente, agora não se pode nem ir mais ao banheiro em paz por que as rosas também aparecem dentro da privada. Só tem um pequeno detalhe, Paula odeia rosas! Quem será essa pessoa desagradável que esta perseguindo Paulinha por todas as partes com as malditas rosas? Uns dizem que é um admirador secreto, mas Paulinha acha que é o seu odiado admirador secreto. A questão é: Como se livrar dele?






 Em Odiado Admirador Secreto temos um romance infanto-juvenil daquele tipo bem levinho, para se ler em uma tarde.


 O livro é narrado pela adolescente Paula, e com isso acompanhamos sua rotina que nos é familiar: época escolar, amigos ao redor, brincadeiras, namoricos, paqueras...
 Num dia considerado o pior de todos pela adolescente, ela começa a receber, misteriosamente, rosas. Tudo indica que Paula tem um admirador secreto, e ela não faz ideia de quem possa ser. Romântico? Sim, mas o caso é que nossa protagonista odeia rosas. Assim, o presente indesejado somado a curiosidade de saber quem é a fez considerar o tal admirador como odiado.
 Sou uma leitora eclética, vocês bem sabem. Gosto de me aventurar em todos os tipos de gêneros. Quando me deparo com um infanto-juvenil, minha maior preocupação é com a(o) personagem principal. Como já repeti várias vezes por aqui, a intensidade dos sentimentos nessa idade me incomoda. E por que ler livros que trazem justamente esses protagonistas se eu não gosto? Simplesmente porque já me surpreendi com muitos livros assim, de forma positiva.
 No caso da Paula, bem, não gostei da personagem justamente por ser uma adolescente comum. É uma trama leve, então é notório que não encontraria uma heroína. Mas os sentimentos acerca de Paula, fez com que eu a enxergasse como mimada e chata. Mas isso não significa que a premissa do livro seja chata.
 A Vanessa criou um enredo gostoso, que poderia me fazer rir e suspirar, mesmo trazendo uma personagem que não me agradou. Isso sempre acontece comigo, gostar de enredos e não da protagonista. Aconteceu com Belo Desastre (não gosto da Abby), com Cinquenta Tons de Cinza, com O Mulato (odiei a mocinha).
 Neste caso, o que desprendeu minha atenção no enredo fazendo com que eu classificasse a obra com uma pontuação baixa, foi a revisão da mesma.
 A linguagem muito informal deixou a leitura monótona. Em alguns trechos, houve repetição intensa de palavras, que é típico de adolescentes eu sei; porém em uma leitura não é cabível. Também ocorreu exagero em diálogos casuais, deixando forçada algumas brincadeiras. Aliás, muitos diálogos eram desnecessários.
 Sou uma leitora/blogueira que não visa muito a parte técnica de uma obra. E acredito que esse fato é um dos meus diferenciais enquanto resenhista. Mas neste caso em específico, a parte técnica em si pecou ao ponto de prejudicar minha leitura. E o mais engraçado, é que não foi a autora que fez a revisão da obra, nem outros nomes que já me são conhecidos no meio literário. Acho que o ponto chave para todas as minhas críticas foi justamente a revisão em si. 
 Não estou fazendo uma resenha para impedir que outros leitores leiam, tão pouco para repelir o público do blog ao livro. Espero que as críticas que levantei sejam construtivas para a autora, e desde já peço desculpas caso tenha faltado com respeito em algum ponto. Juro que não foi minha intenção. Mas acredito que a obra merece uma nova e mais detalhada revisão, e caso isso aconteça, estarei aqui pronta para reler.
Nota: 2/5
Sobre a autora:
 Vanessa Sueroz nasceu em São Paulo, fez faculdade de Ciências da Computação e trabalha como Analista de sistemas em São Paulo. Começou a escrever com 8 anos de idade e começou a publicar fanfics em 2006 para conseguir um público leitor para publicar finalmente seu primeiro livro em 2011.
Outras obras:
Conquistando o Garoto Minha última Chance Eu te amo mais e outros contos Presente de Aniversário
Confusões em Paris Eu te Amo mais Minha última chance Três Botões

Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Enviar um comentário

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo